domingo, 31 de janeiro de 2010

A minha Lasagna

Esta receita não é, obviamente, totalmente minha. Podemos dizer que é uma adaptação da receita do Sr. Beppi* à minha forma de cozinhar e aos nossos ingredientes lusitanos...
Num dia quente de Junho, depois de uma entrada de meloa muito doce com presunto, ao saborear a minha Lasagna ouvi o meu menino dizer com toda a euforia "És a melhor mãe do mundo"... valeu a pena!

Para o molho ragu:
- azeite (das oliveirinhas do Ribatejo)
- 2 dentes de alho picado
- 2 cebolas picadas
- folhas de manjericão fresco
- folhas de hortelã pimenta fresca (ideia minha)
- 4 tomates em cacho picados
- 1/2 copo de vinho branco (João Pires - o meu preferido)
- sal
- pimenta (eu utilizo a pimenta 5 bagas em moinho)
- carne picada (vaca ou porco ou mistura de ambas, porque não?)
1. Num tacho colocar o azeite e a cebola. Deixar fritar um pouco.
2. Juntar a carne picada. Deixar alourar.
3. Juntar o tomate picado e o alho.
4. Temperar a gosto com sal e pimenta.
5. Juntar o manjericão e a hortelã.
6. Colocar o vinho branco.
7. Deixar ferver, mexendo de vez em quando, durante cerca de 15 a 20 minutos.

Molho bechamel:
Colocar no fogo, um pouco de manteiga numa caçarola e adicionar 500 ml de leite. Depois de ferver, adicionar 4 c. sopa de farinha Maizena Express. Deixar engrossar e no final temperar com sal, pimenta e noz moscada.

Entretanto, ligar o forno a 180ºC. E preparar todos os ingredientes para os juntar. Eu normalmente utilizo a massa pré-cozida .

Assim, no fundo da assadeira colocar um pouco do molho ragu. Cobrir com placas de massa. Intercalar o molho ragu com a massa até uma última camada de massa. No final colocar por cima o molho bechamel.
Colocar no forno a 180ºC durante 30 a 45 minutos.

Depois saborear...acompanhado por um belo vinho!!!

* "A Noiva Italiana" Nicky Pellegrino

Sem comentários:

Enviar um comentário